“…hoje veio salvação a esta casa…pois o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lc. 19: 9-10.

Existe toda sorte de literatura discorrendo a respeito de auto-ajuda: “como mudar sua vida”, “como ganhar mais dinheiro”, “como se manter fiel a seus princípios”, etc., etc. No entanto, nenhum livro traz melhores ensinamentos para a vida diária do ser humano do que a Bíblia. Nela, encontramos a fonte de sabedoria e de como devemos viver e nos comportar neste mundo!

Há pessoas que são infelizes, ou porque foram magoadas, porque magoaram a outros ou porque vivem atoladas até o pescoço num lamaçal de pecados, enfim, existem muitas possibilidades das pessoas se sentirem tristes e desoladas e por conta disto, buscam se “libertarem” através de uma vida dissoluta seguindo os desejos do coração ou através da literatura de autoajuda que citamos acima. Tais tristezas e desolamentos não são “privilégios” de pessoas menos afortunadas na vida, pois isto independe de condição social, pois, a vida dissoluta e o pecado atingem todas as classes! Vejamos o exemplo de um homem chamado Zaqueu, que tinha muitos bens, um bom emprego e um lar para morar.  “E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos cobradores de impostos, e era rico.”  Lc. 19: 2. A princípio, Zaqueu tinha uma vida invejável, mas ele próprio sabia que algo lhe faltava, e, sabendo disto, o que ele fez? Foi procurar livros de autoajuda? Arranjou um passatempo? Saiu a “curtir” a vida?  Não! Ele buscou Aquele que é poderoso para transformar vidas, JESUS CRISTO. “E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.” Lc. 19: 3 – 4.

                        Ora, Zaqueu sabia que tinha algo errado em sua vida e que precisava mudar e procurou o único que poderia fazer isso por ele sem medir esforços, e, depois que se encontrou com Cristo, ele pôde experimentar uma vida transformada. “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.” Lc. 19: 8. Veja que grande diferença. Zaqueu era cobrador de impostos e os cobradores de impostos daquela época estavam envolvidos em muitas irregularidades que beneficiavam eles próprios, e depois que Zaqueu se converteu –  sim, ele se converteu, mudou de direção, tinha uma vida com determinadas condutas e passou a adotar outras – comprometeu-se a ressarcir financeiramente a todos aqueles que tinha prejudicado! Que grande mudança, que coisa maravilhosa Jesus Cristo pode fazer na vida até do mais terrível pecador. Não estamos afirmando, no entanto, que você deve se desfazer do seu dinheiro para ser feliz ou servir a Cristo, nada disso, muito menos queremos parte dele. Nossa intenção consiste em desejar que, assim como Zaqueu, você possa mudar sua vida para melhor, e como ele, desfrutar da Salvação oferecida por Jesus Cristo. “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão, porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lc. 19: 9-10.

Lembre-se, hoje é tempo de mudança, de salvação, não perca seu tempo naquilo que não trará reais benefícios, faça como Zaqueu, não se conforme com uma vida de pecados e busque a Cristo para que Ele o mude e lhe conceda a vida eterna. “E não vos conformeis com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rm. 12: 2.

Deus o abençoe!

Helmo Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *