“Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo…” Mt. 5: 13-14.

Ao lermos a passagem em Mateus 5: 13, 14, notamos que Jesus utilizava coisas do nosso cotidiano para nos ensinar preciosas lições. Na história da humanidade o sal teve grande utilidade, pois, além de ser usado para preservar os alimentos, era utilizado também de forma medicinal (Ez. 16:4), servia como moeda de troca por alimentos, vestimenta, etc., e era utilizado como pagamento aos soldados do império romano, daí vem a palavra salário.

Quando Cristo nos compara ao sal, de maneira simbólica ele está simplesmente dizendo que os filhos de Deus, ou seja, os verdadeiros seguidores de Cristo são diferentes dos demais homens, seja no seu vestir, no falar, no seu comportamento etc. Isso quer dizer que, metaforicamente falando, temos que dar sabor àqueles que nos rodeiam, demonstrar o amor de Deus a todas as pessoas através da luz de Cristo que reina em nossas vidas. Falando em luz, Cristo também diz que “somos a luz do mundo”, outra comparação cheia de significado!

Assim como o sal preserva os alimentos, ou seja, preserva da corrupção, da deterioração do alimento e dá sabor, a luz serve para nos manter em segurança, pois, ilumina nossos caminhos de maneira que possamos ver onde estamos pisando e afasta maus elementos que porventura estejam de tocaia para nos fazer mal. Como dissemos, a luz serve para iluminar o caminho e para afastar o perigo; Deus nos guiou pelos caminhos corretos e nos livrou do perigo da perdição eterna quando enviou seu filho Jesus Cristo para morrer por nossos pecados. Sl. 119: 105-112.

Ser sal da terra e luz do mundo nada mais é do que fazer a vontade de Deus Pai, ou seja, isso é impossível de ser alcançado por aqueles que ainda não professaram sua fé em Jesus Cristo. Não se trata apenas de ter um comportamento diferenciado e sermos aceitos moralmente pela sociedade e sim, buscar de forma legítima fazer a vontade de Deus e ter comunhão com Ele. Fazendo isso, Deus nos utilizará em sua maravilhosa obra, onde poderemos alcançar os ensinamentos de Cristo em ser luz do mundo e sal da terra, isto é, idôneos, zelosos da palavra de Deus, apto à pregar às almas perdidas, fazedores de boas obras e certamente, exercendo boa influência aos que nos rodeiam.

A única maneira de cumprir os ensinamentos de Cristo sendo luz do mundo e sal da terra só é possível àquele que entrega sua vida a ele, arrependendo-se de seus pecados e aceitando-o como único Senhor e Salvador de suas vidas.

Gostaria de ser luz do mundo e sal da terra e ao mesmo tempo gozar da salvação eterna ao lado de Cristo e Deus Pai? Então, confesse-o agora mesmo como seu salvador entregando sua vida a ele. Lembre-se, Cristo morreu pela humanidade para que assim fôssemos reconciliados com Deus; não despreze isso e entregue sua vida à Cristo. E caso queira saber mais a respeito dos maravilhosos ensinamentos de Cristo e seu plano de salvação, venha nos visitar para que possamos estudar as escrituras juntos.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;” Rm. 3: 24-25.

Deus o abençoe!

Helmo Freitas

Igreja Batista em Casa Verde

2 thoughts on “Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *